segunda-feira, 24 de março de 2014

Fantasia 2000 - uma experiência estética

(Escrito por Valéria Allessandrini)

A experiência estética é um encontro entre a arte e os nossos sentidos; ou seja, quando olhamos um quadro, ouvimos uma música ou assistimos a um filme, este nos provoca uma sensação diferente, pode ser felicidade, amor, tristeza, entre muitas outras. E, algumas vezes, pode nos deixar angustiados, trazendo uma reflexão sobre a vida. Esta experiência pode ser vivida de formas distintas entre as pessoas.
Uma experiência estética marcante que vivi, foi aos sete anos, ao assistir o filme "Fantasia 2000". O filme é uma animação comandada pela música clássica, de forma que histórias são contadas através das imagens e da música. Não há falas, apenas uma pequena introdução antes de cada música.
Ao assistir pela primeira vez, fiquei encantada com a animação; não entendia como tudo aquilo era feito, mas o sincronismo entre as imagens e a música foram muito marcantes para mim. Foi uma experiência puramente sensorial, uma vez que não me importava o modo como tudo aquilo acontecia, o importante eram apenas os belos desenhos e a música que acompanhava perfeitamente os personagens.
E, ao assistir novamente, nos últimos anos, fui capaz de perceber tudo que havia "por trás" daquele filme; não só a sua produção, mas a ideologia, e as histórias, de certa forma profundas, que são acompanhadas, sempre, por uma orquestra. Ou seja, por mais que fosse o mesmo filme, a experiência que tive foi diferente, os sentimentos que vivi foram distintos de quando assisti ao filme aos sete anos de idade.
Logo, a minha experiência estética foi, primeiramente, visual e auditiva; apenas depois fui capaz de compreender as histórias e a forma como esta foi feita.


"Fantasia 2000"


Nenhum comentário:

Postar um comentário