segunda-feira, 24 de março de 2014

Journey - Uma Viagem Estética

(Escrito por Kamilla Aguiar)


Primeiro veio o som. Foi através dele que descobri essa jornada tão breve, mas tão marcante que foi Journey. Descobri-o ao acaso, no meio de tantas outras soundtracks, contudo ele se destacou porque, em muito tempo, algo conseguiu apenas com o som me trazer tantos sentimentos, mesmo que eu não compreendesse seu contexto. Logo após o término da última música me apressei para comprar o jogo.

A primeira visão é apenas a areia brilhando com o sol, acompanhada da música que, como eu estava certa em imaginar, traz o tom para o todo o jogo, definindo cada uma de suas partes e é essencial para se possuir a experiência completa. 

Você acorda nesse deserto, sem saber o que está acontecendo ou quem é. Ao caminhar descobre uma montanha bem distante no horizonte. Não há um porquê, só um sentimento de chegar até ela. A missão é o menos importante em comparação a sua travessia e descobrimento sobre a história daquele mundo, como o próprio nome do jogo sugere.

Uma das características mais fascinantes é o sistema de cooperação do jogo. Se você estiver conectado à internet, há a possibilidade de encontrar com outros jogadores, querendo ou não, durante o seu caminho. Até ai é algo bem comum em todos os jogos, mas em Journey há uma grande diferença: não é possível se comunicar com seu novo companheiro de viagem, vocês passam a ter uma relação silenciosa, quebrada por eventuais sons que os personagens conseguem emitir, mas que não passam de 'grunhidos', ou melhor, 'cantos', que se encaixam bem a melodia ao fundo. O interessante é notar o quanto essa relação que você cria com aquela outra pessoa completamente desconhecida, que pode ser qualquer parte do mundo, é incrivelmente forte pelo curto período de tempo que vocês possuem naquele mundo.

Não levei mais do que duas horas para finalizar o jogo e ao seu final nunca me senti tão completa e realizada com um jogo até então. Joguei outras diversas vezes, descobrindo novos segredos que não notara na primeira vez, me apaixonando mais e mais pela música e pelas belíssimas imagens. Cada novo lugar, novo companheiro, novo som, nova experiência da jornada torna tudo mais mágico e magnifico do que da vez anterior.

Journey me deu uma experiência inesquecível e marcante, me mostrou o poder da música, o de uma história simples e o da jornada, me fazendo perceber o quanto mais prazeroso é chegar ao final quando se passou por todo o caminho, superando-o e aprendo com ele. Ele me guiou em uma jornada e me abriu outras milhares, ensinando-me a não me preocupas tanto em chegar, mas nos caminhos e aproveita-los ao máximo. Portanto, Journey pode ser considerado, pelo menos por mim, mais do que uma experiência unicamente estética, ele foi e é também uma experiência de vida.

Soundtrack completa e Trailer Oficial do jogo abaixo:

Soundtrack


Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário