segunda-feira, 24 de março de 2014

Simulação da ONU - Uma experiência estética (escrito por Carolina Reis)



Quando entrei no ensino médio, meu colégio apresentou para os alunos um projeto que chamava-se "PortoOnu", em que durante alguns dias os alunos se passam por diplomatas de diferentes países que se reúnem com o objetivo de debater tópicos da agenda de diferentes comitês da ONU. Achei interessante e logo no primeiro ano me inscrevi. 

Durante 4 dias representei a delegação da França e me apaixonei pelo mundo da simulação. No começo era tudo muito intenso, pois tínhamos que elaborar documentos que representassem tudo que havíamos discutido e os onde havíamos chegado com aqueles debates. 

Um ano depois estava eu novamente no PortoONU, e assim foi até eu me formar. Como qualquer apaixonado por simulações, não me contentava em participar de somente uma simulação por ano, portanto comecei a me juntar com alguns alunos da minha escola que participavam de debates externos, organizados por órgãos públicos, universidades, organizações, etc. Como consequência, acabei conhecendo muita gente que também tem esse hobby. 

No finalzinho do meu segundo ano do colegial, um amigo comentou comigo que em Janeiro aconteceria a HNMUN - Harvard National Model United Nations, em Buenos Aires, e me chamou para fazer parte da equipe dele. Após conversar muito e combinar tudo direitinho com meus pais, eles me deixaram ir. Foi uma das experiências mais incríveis da minha vida!!



Compondo a delegação de Israel, fiquei 20 dias em Buenos Aires  para participar do HNMUN e fazer também turismo. Conheci pessoas de muitos lugares do mundo com culturas completamente diferentes das nossas. Além de aperfeiçoar meu inglês, aprender a argumentar de diversas maneiras e fazer novas amizades, ainda ganhei o prêmio de menção honrosa por destaque nos debates.

                                                           

Quando entrei na faculdade, infelizmente tive que parar de participar de simulações. No total participei de 9 simulações, sendo que em 7 delas ganhei prêmios por destaque nas discussões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário