segunda-feira, 24 de março de 2014

Fiordes - Experiência Estética


Por Pedro Magalhães Andreetta


Minha experiência estética se remete a uma viagem feita sete anos atras para a Noruega. Estava indo visitar minha irmã,  então peguei um trem em Oslo que seguia para Trondheim, oito horas ao norte da capital. Durante o interminável trajeto eu tive uma das maiores experiências estéticas da minha vida, e além disso, passei por uma experiência de entendimento do insignificante tamanho do homem frente ao mundo.
O caminho percorrido entre as duas cidades foi sem dúvida a paisagem mais maravilhosa que já presenciei, o trem fazia seu trajeto à beira de enormes fiordes (braços de mar que se estendem continente a dentro e se desenham aos pés das montanhas), e o tamanho e o impacto de toda aquela natureza foram inesquecíveis para mim, a cor do mar e a dimensão daquelas infindáveis montanhas, algumas cobertas com neve outras verdes, com pequenas casinhas me marcaram por muito tempo.



Durante aquela viagem, eu criei uma possibilidade de percepção que até aquele momento era desconhecida para mim. Como afirma o filósofo Remo Bodei: É como se um espaço livre fosse gerado, dentro do qual as durações e os ritmos são totalmente diferentes daqueles conhecidos em nossa vida cotidiana. Naquele momento me ocorreu um olhar novo sobre o mundo, um sentimento de plenitude, de perfeição. Essa viagem foi algo diferente de tudo que eu já havia vivenciado antes, uma experiência de beleza incomparável, quase mágica, que me faz lembrar até hoje o quão bonita a natureza pode ser, e o quão pequeno nos somos frente a ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário