segunda-feira, 24 de março de 2014

Flower - Uma Experiência Estética




(Escrito por Pedro Paulo de Mello Betez Sae)


Flower é um jogo único. Lançado em 2009, foi o responsável por mudar qualquer conceito que eu tinha sobre um videogame e sobre qualquer produção audiovisual.


Em Flower, assumimos o controle do vento, que é responsável por florescer todas as flores de (inicialmente) um enorme campo cinzento e, assim, devolver-lhe a vida e as cores que um dia provavelmente já teve. A cada flor aberta, uma pétala se junta ao vento e uma nota musical é reproduzida. O início monótono se tranforma rapidamente ao desabrocharmos uma dezena de flores e passarmos a controlar uma bela corrente de pétalas e entendermos que não temos o domínio apenas do espetáculo visual, mas também da trilha sonora, reproduzida a cada flor atingida, uma nota por vez. O objetivo em cada fase é apenas o de abrir um numero suficiente de flores em cada área para que ocorram modificações no cenário e uma nova área possa ser explorada.


Não existem inimigos, “chefes” de fase, quebra-cabeças ou qualquer grande desafio. Nada disso importa aqui. Toda a experiência se apóia no envolvimento do jogador com o ambiente e a exploração do mesmo. Envolvimento esse que ocorre logo de início, já que todos os comandos são realizados ao movimentar o controle do videogame, sendo necessário apenas um botão, à escolha do usuário, para que ocorra o movimento. Não demora até “entrar no clima” e movimentar todo o corpo junto com o controle. O vento não é mais visto como um personagem ou um elemento do cenário,
mas como uma extensão do próprio jogador.



Apesar de ser pouco linear e possibilitar uma grande liberdade de exploração, Flower trata de temas específicos e tem um enredo definido. Cada fase se passa dentro do sonho de uma flor em um apartamento e faz uma critica diferente à poluição e aos problemas ambientais. Conforme avançamos na narrativa, e “salvamos” o mundo dos sonhos, presenciamos mudanças no ambiente em que as flores se encontram.

Flower é uma experiência única. Em sua curta duração, cerca de duas horas, é capaz de despertar os mais diversos sentimentos a quem se entregar a experiência. É relaxante e divertido como poucos, além de trazer uma interação excepcional entre o jogador e seu grande e belo mundo virtual.


Por tudo o que me faz sentir e refletir toda vez em que eu dedico um tempo a ele, considero Flower uma grande experiência estética.








Nenhum comentário:

Postar um comentário