segunda-feira, 24 de março de 2014

O Teatro - 7 anos de experiência estética



Por PEDRO ATHIÉ DELLA MANNA



Minha experiência estética marcante durou 7 anos, atualmente sofre uma pequena pausa mas me esforço para que volte e possa continuar vivenciando-a durante toda a minha vida. Cursei aulas de teatro no Teatro-escola Célia Helena durante esses 7 anos, para cada ano, uma peça. Toda sexta-feira eu sabia que iria para o lugar onde eu me encontraria, onde escaparia do angustiante cotidiano para vivenciar novas experiências. Quando comecei minhas aulas em 2005 não imaginava a paixão que iria surgir pelas artes nos anos seguintes. Foi o teatro que me proporcionou o primeiro contato com o mundo das artes, com o que os olhos não podem ver, com o que as mãos não podem sentir, com o que vem de um lugar misterioso dentro de nós e salta para o mundo exterior de forma gritante. Foi uma experiência estética, sem dúvidas, pois era o contato semanal com algo que eu tinha como apaixonante, que eu admirava, ficava perplexo com o fato daquilo me fazer me sentir tão bem e tão livre. Eu era livre para ser quem eu quisesse, para falar o que quisesse, agir do modo que quisesse, para imaginar. Eu era provocado a realizar ações que talvez me proporcionassem algum descoforto mas que eu sabia que era pura expressão artística, sem preconceitos ou expectativas por trás. Estar no palco me traz um conforto muito grande, não consigo imaginar outro lugar no qual eu possa estar tão bem comigo mesmo. O xiar dos tablados, o burburinho da platéia, os ruídos na coxia. Sentir a presença do público cada vez que ele gargalha, suspira ou se aquieta procurando a máxima atenção. O improviso na hora do erro, o improviso planejado, a dor de estômago que antecede a entrada no palco. A cada apresentação uma explosão de sentimentos nova, a cada cena uma nova pincelada (se comparada à obra de arte). Todo fim de ano um sentimento de realização após a apresentação final e já desejo de começar tudo de novo. Tudo faz parte da arte de interpretar, da expêriencia sensorial, estética, mágica e física com o teatro.

Definitivamente foi essencial na minha escolha em cursar Cinema como faculdade. É por isso que foi tão marcante, o teatro plantou o interesse em mim de conhecer outras áreas da arte, cultura e comunicação. Ele expandiu meu olhar para outras direções, não deixou que eu escolhesse uma faculdade quadrada na qual eu não me encaixaria e sim em algo que eu realmente gosto. Marcou o rumo que eu deveria seguir, foi um verdadeiro divisor de águas em minha vida. Hoje, longe do teatro há dois anos, sinto que existe um vazio dentro de mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário