segunda-feira, 24 de março de 2014

Florença - Minha cidade de outras vidas

Por: Natália Silva Urasaki






Certa vez me disseram que quando você chega em uma cidade pela primeira vez e essa lhe traz uma estranha sensação de já ter pertencido à aquele lugar, de aconchego e de lar é porque em alguma vida passada você habitou esse espaço.


Margem do rio Arno

Minha primeira visita à Florença foi exatamente esse turbilhão de sensações que nem sabia explicar. Fiquei apaixonada logo no caminho do aeroporto até o hotel onde iria encontrar alguns amigos que já estavam na cidade. Minha estadia foi curta, quarto dias apenas, porém o suficiente para visitar alguns dos principais pontos turísticos e outros lugares encantadores.
Sempre fui apaixonada por arte e arquitetura e nenhum lugar conseguiu me sensibilizar tanto quanto a capital do Renascimento.
Era emocionante passear pelas ruas e imaginar a história que já havia se passado naquele lugar, os artistas que ali viveram e uma coleção enorme de obras que deixaram não só para a população de Florença, mas também para toda a humanidade.


Piazza della Signoria

Visitei a Galleria degli Uffizi, o Palácio Pitti, o Palácio Vecchio, Palácio do Riccardi Médici, a Ponte Vecchio, o Jardim de Boboli o Duomo e o Batistério, a Accademia, a Capela dos Médici, a Basílica de Santa Croce e a Igreja de Santa Maria Novella.
Sai de Florença com a satisfação de ter conhecido lugares belíssimos, mas com a promessa de que iria voltar com mais tempo e me perder por todas as ruelas daquela cidade.
Em 2012 surgiu a oportunidade de eu realizar um curso na área de Marketing de Moda e Visual Merchandising na cidade de Florença. Confesso que o local foi fator decisório para que eu embarcasse nessa experiência.
Viver por três meses na capital do Renascimento me deixou mais ainda apaixonada pela arte, pela arquitetura, pela cultura, pela culinária, pela música, pela alegria e pelo povo daquele lugar.


Confraternização do curso

Durante esse período pude também viver mais uma experiência estética incrível que foi a de trabalhar na área de Visual Merchandising. Ter contatos com professores e profissionais tão experientes no asssunto e ter acesso ao mercado de moda italiano, reconhecido no mundo inteiro, foi um grande presente. Pude realizar dois grandes trabalhos que foi a montagem de uma vitrine para uma grife que fazia sua estréia no cenário da moda chamada Vittorio Valerio e ajudar na montagem de uma grandiosa vitrine para a grife Salvatore Ferragamo, que tem sua sede na cidade.
O primeiro trabalho por envolver um orcamento menor foi todo realizado por nós. Usando uma temática mais urbana fizemos vários objetos de cimento como camisetas(o carro chefe da marca), garrafas, vasos, caixas e displays que puderam decorar a vitrine.


Camisetas de cimento para vitrine da Vittorio Valerio

Objetos em cimento para display

Já no segundo trabalho pude conviver com um grupo de profissionais mais experiente e respeitado e com um orçamento que permitia grandes produções.


Visual Merchandising da Salvatore Ferragamo

Durante o tempo meu tempo livre fui descobrindo cada vez mais a cidade e me apaixonando ainda mais.
Em 2013 voltei a cidade com minha família. Eles não conheciam Florença e precisava dividir com eles todo o meu encantamento por aquele lugar.


Minha irmã e eu no duomo de Florença

Sempre que me despeço da cidade tenho certeza que aquele mar de história e arte vai estar ali, sendo vivenciado todos os dias por centenas de turistas que poderão também viver uma inesquecível experiência. 

Por do sol visto da Ponte Vecchio

Nenhum comentário:

Postar um comentário